domingo, 9 de outubro de 2016

TAREFA - 2º ANO - 08/10/2016 e 22/10/2016


Boa tarde,

O link para acesso aos slides com os "Tipos de Introdução" é: http://pt.slideshare.net/NatliaMoura5/tipos-de-introduo-66928397

A tarefa de sala dessa semana é criar duas introduções:

1) A primeira introdução deve ser embasada no tema que caiu no PAS/UnB em 2013:


"
A partir dos fragmentos de letras de músicas acima, que têm caráter motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte comentário de uma leitora sobre um artigo jornalístico em que o autor demonstrava a atualidade e a universalidade dos conflitos dos protagonistas das obras Dom Casmurro, de Machado de Assis, e Otelo, de Shakespeare.

Não há nada de atual e universal nos conflitos vividos por esses personagens. Hoje, os relacionamentos são
abertos e transparentes. A traição não é mais uma falha irreversível, uma transgressão moral hedionda. E
tem mais. A sociedade mudou muito com a emancipação das mulheres, as Desdêmonas estão em extinção.
O mundo atual é comandado por Capitus, que são dissimuladas, sutis e misteriosas. E os Bentinhos... Ah!
Os ciumentos e frágeis Bentinhos atuais sempre encontram razão para seguirem a lição de Otelo. São Otelos
delirantes em pele de Bentinho. Só precisam de um pequeno pretexto para serem violentos. Assim, num
mundo de Capitus e Otelos, as relações amorosas são mesmo luta por poder. Quando o poder dos homens
é ameaçado, os Otelos aparecem. E imediatamente, na pele de Bentinho, se fazem de coitadinhos e inventam
uma traição. É medieval. É a realidade. Isso me deixa indignada! E não me acusem de maniqueísta! Estou
sendo realista.

Em seu texto, apresente argumentos que sustentem suas concordâncias e/ou discordâncias a respeito do comentário e utilize a modalidade padrão da língua escrita."

Considere as observações e dicas abaixo sobre as obras:


Otelo, assassino (ciúme) e suicida (arrependimento).
·        
     Otelo, general (militar) mouro (negro), se apaixona por Desdêmona (filha de um dos senadores mais poderoso do local – elite branca) – casamento escondido, pois o pai não concordava.
·       
    Crime passional em Otelo e inveja: Iago, um amigo, tem raiva por Otelo ter promovido o jovem soldado Cássio ao invés dele, arma dois planos de vingança – destituir Cássio do posto e convencê-lo de que sua mulher o traía com o jovem.
·       
     Planos envolvem: roubar um lenço que Otelo deu à esposa, com a ajuda de Emília, sua esposa que trabalhava para Desdêmona, e fazer o marido achá-lo; convencer Cássio e pedir ajuda à Desdêmona, secretamente, para que perdoasse o jovem quanto à briga. Iago também arma para que Otelo escute uma conversa dele com Cássio sobre sua amante, Bianca (esta acha o lenço no quarto de Cássio e vai tirar satisfações durante o mesmo momento. Louco de ciúme, mata a sua esposa secretamente. Iago tenta matar, para que seu plano não seja descoberto, Rodrigo e Cássio, este sobrevive; Emília, esposa de Iago, fica espantada com o assassinato da ama e conta a Otelo dos planos de Iago. Assim, Otelo se suicida após descobrir a verdade. Iago mata Emília, foge e é encontrado, no fim foi entregue para julgamento e viu Cássio assumir o posto de Otelo.
·        
      Conclusão: Otelo é envenenado por Iago (casado com uma dama de companhia de Desdêmona), ele o faz crer que sua mulher o traía com Cássio, um rapaz que se tornou seu grande amigo enquanto estava na guerra e era o branco idealizado e digno de ter uma esposa como a dele – mistura de inveja e ciúme. Ele se torna ciumento, agressivo e mata sua esposa.

Bento SantIAGO – Santo remete à inocência, Iago à ideia de traidor. Então ele trai a si mesmo com seu ciúme, ele se envenena com as observações obsessivas e tentativas de achar provas da traição. Pois assim influenciará o público-leitor a concordar com ele (forma de redenção).
·        
      - Infância: seminário, amizade com Escobar, e amor pela vizinha, Capitu. Escobar, para salvar o amigo, sugere uma ideia à sua mãe que o livra de continuar no seminário. José Dias (anteriormente, era a favor junto à mãe do personagem que ele não se casasse com Capitu) vai visita-lo e diz que Capitu está feliz e não demonstra sentir sua falta, planta o ciúme.
·      
        - Juventude: estuda direito e se casa com Capitu (esta conquista o coração da mãe de Bentinho, que aceita o enlace). E Escobar se casa com uma amiga de Capitu. Estreitam-se os laços, e o ciúme de Bentinho. Capitu faz uma surpresa para Bentinho com a ajuda de Escobar – dinheiro emprestado -, mostra a intimidade e inicia-se o direcionamento do ciúme para o casal de amigos. Capitu não vai com ele assistir à peça Otelo por estar doente, encontra o amigo em sua casa com Capitu passando bem, ideia de matá-la considerando isso uma prova, mas desiste (intertextualidade explícita).
·        
      - Fase adulta: demora para terem filho, enquanto Escobar logo tem uma filha (recebe o nome de Capitu). Depois têm um filho e batizam de Escobar. Começa a reparar na semelhança e afinidade do filho com o amigo e fica com mais ciúme. O amigo morre afogado (Capitu sofre igual a uma esposa), apesar de bom nadador (causalidade dos fatos). Passa a rejeitar o filho, isso magoa Capitu. Desiste de se suicidar e matar o filho, diz ao garoto que não é seu pai, Capitu escuta e se separa dele pelo ciúme exarcebado e que vira loucura. Ele não permite que isso aconteça por causa da mentalidade da época, então exila Capitu e seu filho na Europa. Inicialmente, os três vão para a Europa, afim de esconder a separação; ele retorna ao Brasil e tenta recuperar o sentido da sua existência morando em uma casa igual à da sua infância; mas nunca se arrepende de nada e continua acreditando na traição das pessoas que lhe eram mais próximas. No exterior morrem Capitu e o filho (que fora sempre rejeitado pelo pai). Bento deseja que “a terra seja leve” com Escobar e Capitu.


2) A segunda introdução deve ser embasada no tema que caiu no PAS/UnB em 2014:

"
A partir dos fragmentos de texto acima, que têm caráter motivador, redija, utilizando a modalidade padrão da língua escrita, um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

                                                         Conhecimento e responsabilidade social

Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:

< a constante busca do conhecimento na existência humana;
< o conhecimento como promotor do bem-estar da humanidade;
< o conhecimento como fator de exclusão de indivíduos.

Em seu texto, apresente argumentos que sustentem seu ponto de vista."




Não se esqueça de entregar as duas introduções, escritas na mesma folha de redação, na próxima aula.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário