Lista de citações para serem usadas
em dissertações-argumentativas
O uso de citações literárias ou
filosóficas na construção da redação, quando incluídas no contexto correto,
agregam riqueza ao texto. Uma citação bem utilizada informa ao corretor que o candidato
tem conhecimentos que vão além do que está presente nos textos de apoio, além
de aprimorar a argumentação com falas de mestres no assunto.
1) Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda. (Paulo Freire – Educador, pedagogista e filósofo brasileiro)
2) A política é a arte do possível. (Bismark – Chanceler Alemão)
3) A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. (Jean Jacques Rousseau – Filósofo Suíço)
4) A globalização encurtou as distâncias métricas, aumentando muito mais as distâncias afetivas. (Jaak Bosmans – Escritor e representante da FALASP – Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo)
5) O Governo do Estado moderno é apenas um comitê para gerir os negócios comuns de toda a burguesia. (Karl Marx – Filósofo alemão)
6) O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso. (Darcy Ribeiro – Antropólogo, escritor e político brasileiro)
7) O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter. (Sócrates – Filósofo)
8) Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente. (Paul Watson – Cofundador e diretor da fundação Greenpeace.)
9) Todo preconceito é fruto da burrice, da ignorância, e qualquer atividade cultural contra preconceitos é válida. (Paulo Autran – Ator)
11) Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa Humanidade. (Albert Einstein – Físico)
12) Na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte. (Zygmunt Bauman)
13) Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar. (Zygmunt Bauman)
14) Os paradoxos de hoje são os preconceitos de amanhã. (Marcel Proust)
15) Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos. (Albert Einstein)
16) Um povo corrompido que atinge a liberdade tem maior dificuldade em mantê-la. (Maquiavel)
17) Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que corrompe o poder. (Ulysses Guimarães)
18) O amor é a força mais sutil do mundo. (Mahatma Gandhi)
19) Temos de nos tornar na mudança que queremos ver. (Mahatma Gandhi)
20) Olho por olho, e o mundo acabará cego. (Mahatma Gandhi)
21) O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente. (Mahatma Gandhi)
22) Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor. (Madre Teresa de Calcutá)
23) Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. (Antoine Lavoisier)
24) Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros. (Mandela)
25) Ninguém nasce a odiar outra pessoa devido à cor da sua pele, ao seu passado ou religião. As pessoas aprendem a odiar, e, se o podem fazer, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o seu oposto. (Mandela)
26) Negar ao povo os seus direitos humanos é pôr em causa a sua humanidade. Impor-lhes uma vida miserável de fome e privação é desumanizá-lo. (Mandela)
27) A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo. (Mandela)
28) Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo. (Martin Luther King)
29) Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele. (Martin Luther King)
30) O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas a indiferênça e o silêncio das pessoas boas. (Martin Luther King)
31) A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar. (Martin Luther King)
32) Uma das coisas importantes da não violência é que não busca destruir a pessoa, mas transformá-la. (Martin Luther King)
33) O homem ocioso é como a água parada: corrompe-se. (Látena)
34) Do fanatismo á barbárie não há mais do que um passo. (Denis Diderot)
35) Quem se apaixona por si mesmo não tem rivais. (Benjamin Franklin)
36) Aquilo que foi criado para se tornar instrumento de democracia direta não deve ser convertida em mecanismo de opressão simbólica. (Pierre Bourdieu)
37) O ser humano é aquilo que a educação faz dele. (Immanuel Kant)
38) Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens. (Pitágoras)
39) Todos os homens têm, por natureza, desejo de conhecer. (Aristóteles)
40) Os fins justificam os meios. (Maquiavel)
41) O mundo se tornou mais parecido com aquele de Maquiavel. (Bertrand Russell)
42) O homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado (Jean-Jacques Rousseau)
43) A vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos. (Jean-Jacques Rousseau)
44) Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo. (Arthur Schopenhauer)
45) Sobre seu próprio corpo e mente, o indivíduo é soberano (John Stuart Mill)
46) A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história da luta de classes. (Karl Marx)
47) Deve o cidadão, por um momento sequer, renunciar à sua consciência em favor do legislador? (Henry David Thoreau)
48) O homem é uma corda estendida entre o animal e o super-homem: uma corda sobre um abismo. (Friedrich Nietzsch)
49) Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo. (George Santayana)
50) A história não nos pertence: nós pertencemos a ela. (Hans-Georg Gadamer)
51) Quanto aos homens, não é o que eles são que me interessa, mas o que eles podem se tornar. (Jean-Paul Sartre)
52) O sentido fundamental da liberdade é liberdade dos grilhões. (Isaiah Berlin)
53) O que faríamos sem uma cultura? (Mary Midgley)
54) A arte é uma forma de vida. (Richard Wollheim)
55) Os Estados não são agentes morais; as pessoas são. (Noam Chomsky)
56) A sociedade é dependente da crítica às suas próprias tradições. (Jürgen Habermas)
57) Que tipo de mundo podemos preparar para os nossos bisnetos? (Richard Rorty)
58) Se podemos contar uns com os outros, não precisamos depender de mais nada. (Richard Rorty)
59) Sem um fim social o saber será a maior das futilidades. (Gilberto Freyre)
60) A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces. (Aristóteles)
61) É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade. (Immanuel Kant)
62) A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor. - Padre Antônio Vieira
63) Toda a educação, no momento, não parece motivo de alegria, mas de tristeza. Depois, no entanto, produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça. (Bíblia - Hebreus 12:11)
64) A vida deve ser uma constante educação. (Gustave Flaubert)
65) O resultado mais sublime da educação é a tolerância. (Helen Keller)
66) Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)
67) Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero. (Nelson Mandela)
68) A maior necessidade de um Estado é a de governantes corajosos. (Johann Goethe)
69) Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. (Paulo Freire)
70) Ninguém liberta ninguém. As pessoas se libertam em comunhão. (Paulo Freire)
71) Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes. (Paulo Freire)
72) Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém. (Paulo Freire)
15) Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos. (Albert Einstein)
16) Um povo corrompido que atinge a liberdade tem maior dificuldade em mantê-la. (Maquiavel)
17) Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que corrompe o poder. (Ulysses Guimarães)
18) O amor é a força mais sutil do mundo. (Mahatma Gandhi)
19) Temos de nos tornar na mudança que queremos ver. (Mahatma Gandhi)
20) Olho por olho, e o mundo acabará cego. (Mahatma Gandhi)
21) O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente. (Mahatma Gandhi)
22) Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor. (Madre Teresa de Calcutá)
23) Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. (Antoine Lavoisier)
24) Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros. (Mandela)
25) Ninguém nasce a odiar outra pessoa devido à cor da sua pele, ao seu passado ou religião. As pessoas aprendem a odiar, e, se o podem fazer, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o seu oposto. (Mandela)
26) Negar ao povo os seus direitos humanos é pôr em causa a sua humanidade. Impor-lhes uma vida miserável de fome e privação é desumanizá-lo. (Mandela)
27) A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo. (Mandela)
28) Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo. (Martin Luther King)
29) Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele. (Martin Luther King)
30) O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas a indiferênça e o silêncio das pessoas boas. (Martin Luther King)
31) A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar. (Martin Luther King)
32) Uma das coisas importantes da não violência é que não busca destruir a pessoa, mas transformá-la. (Martin Luther King)
33) O homem ocioso é como a água parada: corrompe-se. (Látena)
34) Do fanatismo á barbárie não há mais do que um passo. (Denis Diderot)
35) Quem se apaixona por si mesmo não tem rivais. (Benjamin Franklin)
36) Aquilo que foi criado para se tornar instrumento de democracia direta não deve ser convertida em mecanismo de opressão simbólica. (Pierre Bourdieu)
37) O ser humano é aquilo que a educação faz dele. (Immanuel Kant)
38) Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens. (Pitágoras)
39) Todos os homens têm, por natureza, desejo de conhecer. (Aristóteles)
40) Os fins justificam os meios. (Maquiavel)
41) O mundo se tornou mais parecido com aquele de Maquiavel. (Bertrand Russell)
42) O homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado (Jean-Jacques Rousseau)
43) A vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos. (Jean-Jacques Rousseau)
44) Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo. (Arthur Schopenhauer)
45) Sobre seu próprio corpo e mente, o indivíduo é soberano (John Stuart Mill)
46) A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história da luta de classes. (Karl Marx)
47) Deve o cidadão, por um momento sequer, renunciar à sua consciência em favor do legislador? (Henry David Thoreau)
48) O homem é uma corda estendida entre o animal e o super-homem: uma corda sobre um abismo. (Friedrich Nietzsch)
49) Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo. (George Santayana)
50) A história não nos pertence: nós pertencemos a ela. (Hans-Georg Gadamer)
51) Quanto aos homens, não é o que eles são que me interessa, mas o que eles podem se tornar. (Jean-Paul Sartre)
52) O sentido fundamental da liberdade é liberdade dos grilhões. (Isaiah Berlin)
53) O que faríamos sem uma cultura? (Mary Midgley)
54) A arte é uma forma de vida. (Richard Wollheim)
55) Os Estados não são agentes morais; as pessoas são. (Noam Chomsky)
56) A sociedade é dependente da crítica às suas próprias tradições. (Jürgen Habermas)
57) Que tipo de mundo podemos preparar para os nossos bisnetos? (Richard Rorty)
58) Se podemos contar uns com os outros, não precisamos depender de mais nada. (Richard Rorty)
59) Sem um fim social o saber será a maior das futilidades. (Gilberto Freyre)
60) A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces. (Aristóteles)
61) É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade. (Immanuel Kant)
62) A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor. - Padre Antônio Vieira
63) Toda a educação, no momento, não parece motivo de alegria, mas de tristeza. Depois, no entanto, produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça. (Bíblia - Hebreus 12:11)
64) A vida deve ser uma constante educação. (Gustave Flaubert)
65) O resultado mais sublime da educação é a tolerância. (Helen Keller)
66) Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)
67) Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero. (Nelson Mandela)
68) A maior necessidade de um Estado é a de governantes corajosos. (Johann Goethe)
69) Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. (Paulo Freire)
70) Ninguém liberta ninguém. As pessoas se libertam em comunhão. (Paulo Freire)
71) Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes. (Paulo Freire)
72) Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém. (Paulo Freire)
Fontes:
- http://www.acrobatadasletras.com.br/2016/07/40-citacoes-filosoficas-para-usar-em-sua-redacao.html
- https://descomplica.com.br/blog/redacao/cliches-nao-citacoes-sim-11-citacoes-interessantes-para-argumentos-de-autoridade-que-deixarao-sua-tese-mega-consistente/
- http://dicionariocriativo.com.br/citacoes/conclus%C3%A3o_precipitada/citacoes/preconceito/2.
- https://pensador.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário