sexta-feira, 10 de junho de 2016

Propostas de Redação - 11/06/2016

1ª ETAPA - Adaptação da proposta utilizada na 1ª etapa de 2012









A sua redação deve ser no formato de uma crônica argumentativa que expresse a sua opinião sobre os temas e aspectos elencados acima. Mínimo 20 linhas.


                                                       2ª ETAPA - Proposta original



Produza uma resenha crítica a partir da música  “Sobradinho” (composição e interpretação de Sá, Rodrix e Guarabyra). Mínimo 15 linhas. Não se esqueça de:


- Apresentar as informações sobre o texto que será resenhado
- Resumir seu conteúdo, indicando os pontos ou ideias principais (bem expostos e avaliados com consistência argumentativa)
- Concluir o texto com base no que foi tratado/ressaltado durante a resenha.

Algumas informações extras sobre a música abordadas em sala:

- Objetivo: protestar contra a construção da usina de Sobradinho no interior da Bahia. A barragem construída no rio São Francisco deu origem a um imenso lago que inundou cidades que são citadas na música, expulsando da região seus moradores. Os compositores utilizaram ainda a profecia de Antônio Conselheiro de que o sertão vai virar mar o e o mar irá virar sertão para evidenciar os impactos causados pela construção do lago.
- Ela mostra a história da construção da usina de Sobradinho e suas consequências para a população que foi atingida pelas barragens. Por exemplo, uma dessas consequências foi a organização dessas pessoas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), criado no final da década de 1980. Uma pesquisa sobre a origem e objetivo do MAB e de como ele se tornou um movimento social nacional a partir desse momento é mais um passo a ser dado nessa proposta de aula.
- Portanto, ela discutesobre os impactos da construção de grandes usinas hidrelétricas, que ocorre desde a ditadura militar e que também está ligada aos objetivos econômicos do Estado brasileiro em criar condições para o crescimento da economia com a ampliação da oferta de energia.

Fonte: Retirado e adaptado do site Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário