quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Como criar recurso da prova de redação do PAS

Boa noite,

O texto de explicação a seguir será com base no tema de redação da terceira etapa 2014-2016. Vejam o propósito de cada critério.

-  Legibilidade (1,0 ponto)

Para entender esse critério perceba se o seu texto está com a caligrafia legível, sem rasuras, com parágrafos bem marcados, margens respeitadas e organizado em parágrafos bem demarcados. É  comum o corretor penalizar o aluno por erros de legibilidade nos erros de microestrutura, por exemplo, um sinal de pontuação mal colocado ser interpretado como falta dele. Ou ainda um traço fora do lugar ser visto como acento de uma palavra feito de modo inadequado.

- Exposição acerca da relação da imaginação  com a existência humana(3,6 pontos)

Essa era a grande questão da argumentação da redação, quando se diz exposição é  porque querem que o aluno explique, desenvolva como a imaginação influencia na existência humana. Por exemplo, ela permite, com suas criações, que o ser humano continue existindo na Terra, que ele tenha um mundo imaginário, ou que a imaginação ajude na perpetuação da espécie, difusão de conhecimentos, “viajar sem sair do lugar”, ter autoconhecimento ao prever situações com a imaginação antes de tomar uma decisão, etc. Procure as linhas onde você faça essa relação e aponte para a banca.

Exemplo de texto de recurso:

Discordo da nota atribuída no critério 2.1 (Exposição acerca da relação da imaginação com a existência humana), pois meu texto é iniciado com a afirmação de que há relação entre a capacidade de imaginar se concretizar, por meio do “processo científico” (linha 2), na existência humana (o modo como o ser humano age no mundo ao meu ver, diante de minha interpretação do tema, que é bem amplo, e isso fica claro na expressão “ser humano exerce sobre o mundo” – linha 3 e “dá ao homem legitimidade aos seus atos” – linha 5, ou seja, diante de minha visão a imaginação faz o ser humano perceber/legitimar sua existência no mundo). Novamente, no segundo parágrafo reafirmo essa ideia na construção “Dessa forma, em decorrência de nosso pensamentos está explícito a nossa existência” (linhas 10 e 11), então a imaginação seria esse pensamento que o ser humano percebe e o faz entender que existe, age, atua no mundo, está no mundo. Por fim, na conclusão, digo que a capacidade de imaginar faz o ser humano evoluir, ou seja, perpertuar sua existência no mundo, essa ideia está explícita no uso das palavras “assim evoluir” (linha 25). Portanto, eu menciono a relação entre imaginação e existência humana nas três partes do texto, introdução, desenvolvimento e conclusão.

- Posicionamento claro frente à questão motivadora (3,0 pontos)

Vocês perceberam que o tema da redação foi uma indagação, pergunta, questionamento? Então, quando isso acontece é  porque você deve responder essa pergunta. O critério em questão avaliar justamente Isso, você deixou claro no seu texto o que pensa sobre a relação entre imaginar e criar o que existe no mundo? Aponte no recurso todos os momentos em que traz isso. Os exemplos de coisas imaginadas que viraram realidade, como o homem ir à lua por exemplo. Descobrir o formato da Terra, criar tendências artísticas, criar técnicas de guerra, histórias em livros, etc.

Exemplo de texto de recurso:

Discordo da nota atribuída no critério 2.2 (Posicionamento claro frente à questão motivadora), pois já inicio o texto definindo que imaginar é sinônimo de “criar e se expandir, colocando em prática todos estes aspectos, ajudando na formação de um mundo redondo e misterioso” (linhas 02 a 04), dessa maneira crio a tese da minha dissertação já na introdução e respondo a pergunta feita pelo tema, a questão motivadora da redação. Posteriormente há a comprovação de que imaginar é sinônimo de criar coisas no mundo real (pois repassamos essas ideias – como defendo nas linhas 09 a 13) e “subreal” ou “imaginário” (pois ao se imaginar também é possível haver existência humana, mas no plano das ideias, das idealizações - como apontando nas linhas 14 a 19).

- Progressividade Textual(2,4 pontos)

Esse é  o critério mais amplo, pois envolve a criação das três partes da dissertação: introdução, desenvolvimento e conclusão, as quais devem ser bem interligadas com conectivos, pronomes demonstrativos e relativos.  Você vai ter que mostrar no recurso que consegue utilizar muitos desses elementos ao mudar de uma estrutura para outra, como ao criar dois argumentos, começar o parágrafo do segundo argumento com “além disso”, essa expressão traz progressão porque ela demarca, ao mesmo tempo, que você irá mudar de assunto e que o novo assunto tem relação com o anterior. É  importante mostrar quantas ideias diferentes você relacionou ao tema, comprovar a informatividade do  seu texto. Quantos sinônimos você criou para uma mesma palavra, não fique repetindo vocábulos. Que a sua conclusão retoma o que foi dito antes no desenvolvimento. Etc.

Exemplos de texto de recurso:

Discordo da nota atribuída no critério 2.3  (Progressividade Textual), pois meu texto está claramente progressivo, ou seja, as ideias evoluem de parágrafo a parágrafo, de modo que as anteriores são concatenadas às novas ideias explanadas adiante. Isso é perceptível na introdução, desenvolvimento e conclusão. Veja: a progressão entre introdução e desenvolvimento se dá com a criação de uma antecipação breve de justificativas para a opinião/tese do texto (de que a imaginação é responsável pela criação do mundo), tais são “o cérebro” e a “evolução dos indivíduos” (linha 6) e essas duas ideias foram desenvolvidas posteriormente no segundo e terceiro parágrafos respectivamente. Além disso, os parágrafos do desenvolvimento marcam bem a progressão, já que cada justificativa é debatida em parágrafos diferentes e bem conectados por “além disso” (linha 13), conectivo que marca a soma de argumentos/ideias diferentes. No entanto, o desenvolvimento não é só a explicação das ideias antecipadas na introdução, também houve a citação de um novo argumento para surpreender o leitor(o que aumenta a informatividade do texto), que aponta a educação como agentes que proporciona o desenvolvimento da capacidade de imaginação no cérebro e sua difusão na sociedade, de modo a proporcionar a evolução humana dessa capacidade. Por fim, na conclusão se propõe soluções para a crítica feita no terceiro parágrafo (problema da falta de investimento dos governantes em educação).

Espero que os ajude! Boa sorte!

Prof. Natália

Nenhum comentário:

Postar um comentário